2006-01-10

As Alfarrobeiras do nosso Algarve




Relativamente à agricultura em Portugal, acho que existem assuntos que merecem uma certa reflexão apoiadas no pensamento de bem-estar para com o povo português. De certo o nosso Ministro da Agricultura não tem tempo para pôr-se a pensar em coisas tão tolas como as alfarrobas, figos, amêndoas, etc. Digo isto porque sou algarvia e sinto na pele, por assim dizer, estes problemas. Isto porquê? Porque é bem óbvio que o nosso Ministro, que tinha obrigação de saber, não tudo, mas quase tudo acerca da agricultura, pouco sabe, e então não percebe que existem pessoas que não vivem, mas sobrevivem à custa dela.Falando concretamente no caso da Alfarroba, que muitos não sabem o que é, visto que em Portugal só existe no Algarve, o seu preço tem tido uma quebra nos últimos anos, sendo que cada vez existem menos compradores o que dificulta ainda mais a situação. Actualmente o preço da alfarroba situa-se nos 7 euros à arroba ( 15 kg), sendo que à volta de 5 anos chegou a estar a 10 euros. Não digo que deva haver subsídios, mas sim que o Estado controle os preços, para que haja uma garantia para os agricultores que vendem as alfarrobas, isto é, estabelecer um preço mínimo, como por exemplo 15 euros.Muitos perguntam-se, o que tenho eu haver com isso? Para que serve afinal a alfarroba?. A alfarroba é um produto que não existe há venda assim como a amêndoa ou o figo nos supermercados, contudo não deixa de ser importante.Descrevendo a alfarrobeira, ela pertence à família de leguminosas. Teve origem na Arábia e na Síria, espalhando-se pelo mediterrâneo, ou seja na Espanha e em Portugal. A árvore tem entre 5 a 15 m de altura, 10 a 25 m de copa e 4 a 9 m de tronco. É entre Agosto e Setembro que se dá a apanha de alfarrobas. O fruto é uma vagem descendente de 10 a 27 cm de comprimento e 2 a 3 cm de largura. Possui de 10 a 17 sementes. Durante muitos anos a alfarroba foi utilizada como alimento para o gado.A polpa é doce, servindo para bolachas, biscoitos, produtos dietéticos, aguardentes, licores, ração de gado, chocolate, gelados, enfim n coisas. As sementes fornecem gomas com aplicação industrial, alimentar, têxtil, papel, farmacêutica. A alfarroba dá para fazer pão, e também existe mel de alfarroba.Escrevo como fim de informar as pessoas um pouco mais sobre a agricultura, mais concretamente sobre a alfarroba. Acho que há que incentivar a agricultura portuguesa, e a indústria baseada na agricultura. Sendo que Portugal produz amêndoas por exemplo não se deveria importar amêndoas de outros países como França.Mais uma vez digo que não se deveria importar um produto, se conseguimos produzir o mesmo produto no nosso país e, se até produzimos com mais qualidade. Muito há para escrever sobre a agricultura, dava para escrever um livro do que vai mal neste país; por isso mesmo foquei-me mais no caso da alfarroba, que é o que conheço melhor.

Ivone Neto

17 comentários:

  1. Boa noite Ivone.
    Hoje mesmo, pediram-me para descobrir viveiros de alfarrobeiras, pois estão interessados em adquirir uns 1000 pés dessa árvore algarvia.
    Se me puderes ajudar, fornecendo-me alguns contactos de produtores de alfarrobeira, mas que vendam não a alfarroba, mas sim os pés para cultivo.
    Obrigado e parabéns pelos teus poemas.
    João Vinagre

    e-mail- mobiliario@jcr-group.com

    ResponderEliminar
  2. Estamos em 2009 e o preço da alfarroba é 4,5 euros
    Os produtores vão á falençia...

    ResponderEliminar
  3. Olá sonhadora. Quando li este posto também tive 1 sonho. Vivo em frança, sou vegetariana e consumo muita alfarroba.Compro-a no supermercado bioógico a um preço absurdo: http://www.webecologie.com/Poudre_de_Caroube_bio-p-3744-c-73__547_629.html?id_affilie=6

    http://www.sansglutensanscaseine.com/PBSCProduct.asp?ItmID=1121052

    Então sonhei poder comprar cá a alfarroba portuguesa e ajudar os meus compatriotas a viver...

    su

    ResponderEliminar
  4. Olá Su

    Mas isso não é só com a alfarroba, com outros produtos acontece o mesmo. O agricultor ganha sempre pouco. Mas olha que não sabia que havia à venda estes produtos.

    Fica bem

    jinhos

    ResponderEliminar
  5. Também eu, algarvio a ganhar a vida em Lisboa, sinto na pele os problemas da agricultura algarvia.
    No Verão, aproveito parte das férias, para apanhar as alfarrobas nos terrenos recebidos da família, as últimas não passram dos quatro euros por arroba, o que é consequência do abandono dos politicos por este sector.
    De qualquer modo, estou a pensar plantar mais umas dezenas de árvores, não à espera do lucro, mas pela simples vontade de deixar este planeta melhor, com mais árvores plantadas.
    Se alguém me puder informar onde poderei adquirir alfarrobeiras para plantio, agradecia.
    José Vieira (jmanvie@gmail.com)

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Ivone,
    De facto compreendo a sua inquietude.. ainda a semana passada, percorri supermercados e pastelarias de fabrico próprio da Quarteira em busca de umas bolachas de alfarroba, que tinha provado no ano passado numa feira de artesanato. Qual o meu espanto quando apenas as encontrei numa barraquinha de produtos tradicionais, numa feira.. não era suposto se venderem, lado a lado com os bolinhos de amêndoa ou queijos de figo? será falta de divulgação do "chocolate do Algarve"?

    ResponderEliminar
  7. Pedro Patrício13/09/10, 21:54

    É de facto impressionante reparar que a alfarroba, que chegou a ser a 10 euros, passou a 7 euros em 2006, segundo o artigo deste site, a 4.5 em 2009, e eu vendi-a a 3.70 em 2010.
    Porque tentei apanhar algumas num pomar de família, quando estava em férias.
    Provavelmente fui escandalosamente enganado.
    Não sei se voltarei a fazê-lo.
    Não o faria seguramente se dependesse delas - mais valia arranjar outro trabalho.

    ResponderEliminar
  8. Lucia:
    Relamente produtos feitos à base de alfarroba é muito dificil encontrar, quando existem receitas muito boas que podem ser feitas com farinha de alfarroba por exemplo. Enfim...má divulgação, e penso que parte de culpa também é do governo. Tanto ministro para nada. Também o Algarve é aqui em baixo, esquecem-se dele, só se lembram para vir passar férias, em hoteis e praia.
    Obrigada pelo teu comentário.

    Pedro:
    Nao fostes muito enganado. As alfarrobas do proprio ano temos que esperar uns tempos para aumentar o preço. É assim infelizmente. mas os preços têm baixado, porque também existem menos compradores. Basicamente é um que controla os preços.
    Mas pelo menos cuidas do patrimonio né.
    Antiguamente, no tempo dos meus avós dava para pagar pessoal para apanhar alfarrobas, agora :P nada disso.

    Fiquem bem
    Tenho estado ausente deste blog, mas ainda venho aqui uma vez por outra.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Caros compatriotas,

    Ando a pesquisar a viabilidade de criar um negocio de armazenagem e exportação de alfarrobas. Todas as informações úteis que me possam dar serão bem vindas. (preços, dificuldades do sector, etc) alfarrobas2011@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Trindade21/03/12, 09:09

      Alguém me pode dar informações de como e onde vender a alfarroba? Muito obrigada .
      Ana Trindade (anatrinda@hotmail.com)

      Eliminar
  10. Joel Martins27/06/11, 22:59

    boas, desculpem a minha ignorância, mas foi-me dito que a alfarrobeira, tal como acontece com outras arvores, necessita de um macho e femeas para darem fruto. Alguém me pode esclarecer neste assunto? E se sim como reconhecer um especime do outro?

    ResponderEliminar
  11. Realmente é com muita pena nossa que o preço da alfarroba ronda actualmente o preço de 3,5€. A minha pergunta é, se ha tantos produtores de alfarroba pelo algarve, esses mesmos produtores nao podem formar uma cooperaytiva e vender a alfarroba a um preço mais elevado, deixando o actual comprador numa situação dificil, pois cada vez mais esta a monopolizar o mercado, e torna-se insustentavel a produçao da alfarroba, pois embora que o custo de produção seja baixo, o custo de apanhar e armazenar é bem mais elevado. Deviam pensar um pouco nisto e dar valor aos pequenos produtores.

    ResponderEliminar
  12. Em 2012 o preço da alfarroba é de 4 euros

    ResponderEliminar
  13. Primeiro peço desculpa...mas estive muito muito tempo sem vir aqui ao blog. Já nem sabia o mail para aceder lol.

    Comprador de alfarroba: existe um grande que é o Chorondo & Filhos em Faro. O contacto é este :http://www.portugalio.com/chorondo-filhos/

    Podem-se comprar alfarrobeiras pequenas perto de Tavira. Já nao sei o nome daquilo, o meu pai é que foi lá.

    A cooperativa é muito complicado isso, é complicado isso funcionar.

    Fiquem bem

    ResponderEliminar
  14. Este ano pensei em apanhar alfarroba, a crise apertou e tomo conta de uma casa com 2 ou 3 árvores. Apanharei pouco, mas não sei onde as vender ou pior ainda, se valará o sacricifiioc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana

      Olha eu acho que compensa sim. Não é muito, mas pode ser ainda algumas sacas, e sempre é algum dinheiro. Também não se leva muito tempo a apanhar 2 ou 3 alfarrobeiras.

      Acerca de onde se vende, pois depende da tua zona. Mas podes perguntar a pessoas mais velhas onde elas vendem. Entretanto, se tiveres sitio para colocar, vais apanhado e deixando em sacas. E depois levas no carro as que poderes. Ou então eles veem buscar aí. depende da quantidade.
      se precisares de ajuda ou dicas diz.

      Eliminar
    2. E mais Ana, o sacrificio é por ti, logo não será sacrificio, é um trabalho em que tu controlas tudo, e de certeza não és exploradas. Acredita. Porque muitos empregos exploram nos até mais não. isto está muito complicado mesmo. aproveitam se da crise.

      Eliminar