2010-02-17

Vícios

Vícios, dependências, é disso que vou falar agora. Quando algo de bom passa a ser vício? Por vezes não é fácil perceber, quando estamos viciados ou dependentes de algo, ou então até nos podemos aperceber, mas não conseguimos desligarmo-nos.
Existem muitos tipos de vícios, mesmo muito, deste mais graves a com menos impacto. Vicio da droga, que não só estraga a vida de quem está nela, como os que rodeiam essa pessoa. Vicio do tabaco, jogos por dinheiro, etc etc. Vícios de ficar horas na net, etc etc. Um vicio acaba por ser uma espécie de dependência que a pessoa tem; já não passa sem aquilo. Algo que até pode ser bom, mas depois passa a ser mau. Tudo o que é em excesso é mau. No caso da droga ou tabaco é mau mesmo sendo pouco. Já o álcool em pouca quantidade pode ser bom, em muita muito mau. Estar dependente de algo é sempre mau, passamos a não ter controlo sobre nós. Não digo que sejamos sempre controlados, o que também é difícil, mas viver a vida com sabedoria requer disciplina também.
Comer pode e é uma coisa maravilhosa, para além de ser uma necessidade. Sem comermos morremos simplesmente. Mas também comer em excesso, ou certas substâncias em excesso pode ser a nossa ruína. E quando falo assim, falo pela saúde. Infelizmente há pessoas que se gabam de ser gordas. Não percebo porque o fazem. No fundo também criticam os magros, quando estes não gostam de ser criticados. Outros fazem tudo para ser magros. O pá! A palavra chave em tudo na vida é equilíbrio.

Sem comentários:

Enviar um comentário