2013-06-19

Independência e ou Dependência

Eis a questão afinal devemos ser Independentes ou Dependentes? A maioria das pessoas diria que ser dependente é algo negativo, e que devemos sempre ser independentes. Mas será mesmo?! A Andressa Salgueiro do blog Vivo à Troca partilha de uma visão de vida muito diferente da maioria, e em parte concordo, pois acho importante sabermos e termos consciência que dependemos sempre uns dos outros. Afinal não somos seres sociais?! Penso que sim, pelo que os chimpanzés, bonobos, gorilas entre outros símios são o nosso passado, ou seja descendemos deles, e vendo bem nem evoluímos assim tanto. 


Podemos achar que lá porque temos muita tecnologia e tal e coisa que somos melhores, mais evoluidos que os símios, contudo penso que seja mentira. Pois somos ainda dominado por comportamentos básicos, primários, em que até usamos o medo como forma de impor-nos perante outros. Somos seres que ainda não estamos evoluídos (ou melhor nem todos), e por tal desconhecemos o amor por exemplo. Sabemos trabalhar, ganhar dinheiro, viver em sociedade, etc etc, pois mas os macacos também sabem. Mas e o que transcende isso tudo?! Acho que se vermos documentários sobre a natureza, sobretudo sobre os símios vamos nos compreender melhor a nós mesmos. E ver como temos maltratado a mãe natureza e os nossos irmãos. Normalmente somos levados a pensar que somos mais parecidos com os chimpanzés ( e alguns o são, visto que os chimpanzés são muito agressivos), mas somos geneticamente mais semelhantes aos bonobos. Eu simpatizo mais com os gorilas, pois os acho mais sensíveis. 

Acredito que sozinhos não vamos a lado nenhum, somos seres socias, e portanto precisamos sempre dos outros, temos de dar e receber. Para receber é preciso dar de nós. Por vezes as pessoas se enganam pensando que não precisam de ninguém, mas precisamos sempre. E os outros também precisam, todos precisam. Mas muitas pessoas continuam com os coração fechados para o amor, achando que um emprego consegue ser mais importante, e nunca abdicariam de tal para viver um grande amor por exemplo, se tal fosse necessário. Preferimos ir pelo conforto, e agora com isto da crise ainda pior, as pessoas ficam com medo. Sim! medo um sentimento primário, que não nos deixa chegar ao amor. O medo e o amor são opostos. Pensar algo como - ah agora tenho tudo em ordem, posso amar, sei que o amo, e vai tudo correr bem, isso é meio falso. E quando surgir os problemas, quando não houver dinheiro, etc etc, como é, termina o amor?! O amor é para superar problemas e não para surgir quando dá jeito.  


Sem comentários:

Enviar um comentário