2013-06-16

Reflexões - O nosso valor


Normalmente damos valor a alguém semelhante a nós, com maneira de ser parecida connosco, com a qual nos identificamos. Isto porque talvez é darmos, ou realçarmos o valor de nós mesmos inconscientemente. 

Ex:
O Pedro dá valor à Ana, porque ela mostra ser confiante, e por ser confiante, e por ser confiante e bela desvaloriza certos homens. Pedro quer ganhar a confiança de Ana. O facto de ele querer a atenção dela, mesmo que não seja engate, significa que ele quer ser valorizado embora o negue, que quer também valorizar uma mulher que já se valoriza. A postura física, a forma como se veste, fala, revela muito da pessoa. Mas será ela melhor que a Sofia. A Sofia é uma moça, menos bela (mas bela também), que sofreu mais, mas que ajuda. Não se mostra muito como a Ana que quer chamar a atenção e ter os homens atrás dela, mesmo que não os queira como namorados. As Sofias são quase que esquecidas, desvalorizadas. A Sofia é vista como uma boa amiga, mas a Ana é vista como a possível namorada. Quando um homem valoriza demais a mulher, a coloca num nível acima. 

Auto Estima = Crenças e opiniões que temos de nós próprios e ao valor que acreditamos possuir enquanto pessoas. 

A preocupação deveria ser em valorizar alguém com baixa auto estima, que na realidade tem valor, do que alguém que já tem auto estima em cima. Excesso de valorização dá em ser convencido, achar que é melhor que os outros, ou que sabe mais que os outros, e que os outros é que não gostam deles mesmos. 



Sem comentários:

Enviar um comentário